Prepara o papel e a caneta, por que ta tudo bem detalhadinho aqui embaixo :)
Como é difícil eliminar os pensamentos negativos, não é? Na teoria, nos vídeos da internet, parece um mundo paralelo, onde as pessoas já conseguiram dominar a própria mente e ficam repetindo que não se deve pensar negativo... mas será que isso é real?
Em todos os lugares, sites de auto ajuda, cursos de meditação, livros, e etc, ouvimos dizer que devemos parar de pensar negativo. Ja aprendemos em diversos lugares que o pensamento negativo não nos auxilia em nada e que afasta coisas boas e pessoas boas de nossas vidas.
Para que a gente comece os cinco passos, primeiro precisamos entender algumas coisas.
Vivemos em um mundo onde tudo está harmonizado e equilibrado, por mais que pareça que não, o Planeta Terra e o Universo trabalham com forças equilibradas que conseguem manter a vida e todo o plano em construção.
Assim como precisamos da noite para que exista o dia, assim como precisamos da chuva e ventos para fortalecer as árvores, assim como precisamos da tristeza para valorizar a felicidade, o positivo precisa do negativo para se equilibrar.
Pensamentos negativos fazem parte da existência humana e a melhor forma de neutraliza-los é entendendo que eles fazem parte de você. Agora, o que precisamos entender é o volume, força e frequência em que eles se manifestam.
Uma vez que você consegue entender que eles fazem parte de você, você consegue trabalhar sua mente e seu espírito de uma forma em que você neutraliza estes pensamentos e substitui por pensamentos e energias positivas.
Mas qual é o problema de pensar negativo?
Se todo ser humano soubesse a importância de seus pensamentos, eles não pensariam em tanta besteira e em tanta maldade. Tomando como base a ciência da Radiestesia e a da Radiônica, entendemos que tudo que existe no Universo é energia.
Desde a árvore que você vê de sua janela, seu animal de estimação, a água que você toma, o ar que você respira, tudo é composto por moléculas e estas moléculas tem vida graças a Energia Universal, que rege e dá vida a tudo (a Energia Quântica). O fato destas moléculas vibrarem e se posicionarem gerando cadeias de DNA, células e a própria vida, significa que elas também geram energia.
Então devemos entender que a energia não pode ser negativa ou positiva, mas ela pode ser dissonante ou coerente. Para não me prolongar, resumo desta forma: Energias dissonantes geram desequilíbrios e energias coerentes geram harmonia.
Entendendo que tudo é energia, e nosso pensamento não foge a esta regra, quando enviamos um pensamento negativo (ou dissonante), estamos gerando energias dissonantes que fazem com que o nosso corpo entre em desarmonia. Nosso corpo, entrando em desarmonia, começa a emitir ondas também dissonantes, fazendo com que todo o ambiente ao nosso redor entre em desarmonia.
Precisa de mais motivo que isso?
Quando seu corpo entra em desarmonia, você tem uma grande tendência a ficar doente e atrair cada vez mais energias dissonantes e forças negativas para você. É um ciclo vicioso. (Eu não vou entrar em questões espirituais aqui, apenas energéticas... as consequências espirituais ficam para um outro texto).
Desta forma, iniciamos os 5 passos para a neutralização destes pensamentos negativos.
1º Passo - Observação
A melhor forma de se trabalhar alguma coisa é sabendo como ela se comporta, então, sem pressa, devemos observar como é nossa forma de pensar. Devemos reconhecer:
Eu sei o que é um pensamento negativo?
Pensamento negativo é tudo aquilo que te leva para um estado mental ruim ou que de alguma forma, te leva para uma vibração negativa.
Um exemplo: Você faz uma entrevista de emprego e sai pensando:
"Fui mal nesta entrevista de emprego, poderia ter falado XYZ mas não falei..."
Este exemplo acima não é um pensamento negativo, é uma análise crítica. O bicho pega depois deste pensamento:
"Não vou conseguir esse emprego, eu sou muito ruim, isso vai me ferrar, vou perder dinheiro, nunca vou conseguir nenhum emprego por que eu sou um imprestável..."
Isso sim é um pensamento negativo.
Um outro exemplo: Você está assistindo TV e de repente vem um pensamento: "Nossa, como eu sou feio... nunca vou conseguir me relacionar com ninguém...."
Uma vez que você reconhece seu pensamento negativo e qual foi o gatilho que gerou ele, você consegue começar a entender como sua mente funciona.
O mais importante aqui é: Não se julgue, apenas se observe!!!!
2º Passo - Reconhecimento e anotação
Agora é hora de por a mão na massa: pegue um papel e uma caneta e passe uma semana anotando todos os pensamentos negativos que você tem durante o dia.
Anote todos, tudo o que você pensou que é negativo e aí estaremos prontos para o próximo passo.
3º Passo - Questionamento
Esse é um dos que eu mais gosto.
Agora que já sabemos com quem estamos lidando (nossos pensamentos negativos), precisamos colocá-los contra a parede. Quando vier um pensamento negativo faça as seguintes perguntas:
Este pensamento é real?
Está baseado em que?
Isso corresponde a realidade?
Qual é a saída para este problema que minha mente colocou?
Se isto for real, como posso solucionar?
Este passo é importantíssimo, pois te tira do loop infinito de pensamentos negativos. Você quebra seu padrão mental!!!!
4º Passo - Desmistificação
Nossa mente trabalha com padrões, vivendo num loop incessante e infinito de passado e futuro. Sempre lembrando das coisas que aconteceram no passado e trazendo elas para o futuro como forma de "aprendizado das coisas da vida" ou até mesmo em uma forma arrogante de "experiências que já vivi".
Este loop de pensamento é um dos principais geradores dos nossos medos e ansiedades que geram o maior número de nossos pensamentos negativos.
Veja bem, não estou dizendo que a experiência não é importante, mas ela não deve ser o fator decisivo de todas as coisas. As coisas aconteceram no passado por que você tomou decisões baseadas no que você conhecia, assim como as pessoas envolvidas. Isso não significa que a mesma coisa vai acontecer sempre e sempre.
Olhe para o passado com gratidão e para seu futuro como algo a ser construído, mas o principal, traga seu pensamento para o momento presente. Faça as seguintes perguntas:
Como eu estou agora?
O que eu tenho agora?
Qual é o primeiro passo para transformar algo que eu não gosto em mim ou em alguma situação?
Se o que eu temo acontecer de fato acontecer, qual é a solução? Quais são as saídas?
Assim, conseguiremos trabalhar o momento presente e a parte racional do nosso cérebro.
5º passo - Libertação
Uma vez que você aplicou os 4 passos acima, você realmente está preparado para este passo aqui. Onde tudo é novo. Suas tomada de decisões, mesmo que inseguras de início, vão te trazer novidades e novos resultados.
Seus padrões mentais não vão mais fazer você sofrer com sua saúde e com sua mente, você está pronto para se questionar e passar uma vida pensando mais positivamente.
Você chega num estágio de libertação, onde você consegue analisar as coisas sem realmente se machucar e machucar outras pessoas com seus pensamentos negativos.
Seus pensamentos serão mais críticos, analíticos e sem julgamento, te dando oportunidade de trazer coisas positivas e boas para seu corpo, mente e espírito.
Bom, sei que este passo a passo ficou extenso, mas sei também que ele pode ser de grande ajuda para quem está precisando.
Então fica um forte abraço aqui e boa transformação.
Um forte abraço,
Rodrigo Lancia
Comments